Para os ambientes, o risco de acidentes desaconselhas a opção por usinas atômicas.
A grande oposição aos planos de expansão da energia nuclear vem dos ambientalistas, que defendem a pesquisa sobre outras fontes renováveis, como o vento, as marés e a água. Para muitos especialistas, o risco de vazamento de radioatividade para o ambiente e grande, e o lixo radioativo gerado pelas usinas oferece enorme perigo, já que permanece ativo por muitos anos.
Outro argumento contrário aponta para o alto custo de geração de energia elétrica nas usinas nucleares, em comparação com as demais possibilidades, como a hidroeletricidade. A energia nuclear exige grandes investimentos, muitos funcionários treinados, programas e cuidados prévios e a construção das usinas e bastante demorada.
Os defensores da alternativa nuclear dizem que nenhuma outra forma oferece, ao mesmo tempo, geração de energia em quantidade significativa e a garantia de não poluição da atmosfera. Há, além disso, grande disponibilidade de urânio, a principal matéria-prima utilizada no processo, após enriquecimento, nos reatores.
Sobre as questões de segurança, afirma que a tecnologia desenvolvida no decorrer da historia nuclear possibilita operações seguras e que o descarte do lixo radioativo ocupa espaços reduzidos, em locais apropriados para evitar contaminações.