sexta-feira, 18 de março de 2011

Vantagens e desvantagens da energia nuclear


Para os  ambientes, o risco de acidentes desaconselhas a opção por usinas atômicas.
 A grande oposição aos planos de expansão da energia nuclear vem dos ambientalistas, que defendem a pesquisa sobre outras fontes renováveis, como o vento, as marés e a água. Para muitos especialistas, o risco de vazamento de radioatividade para o ambiente e grande, e o lixo radioativo gerado pelas usinas oferece enorme perigo, já que permanece ativo por muitos anos.

Outro argumento contrário aponta para o alto custo de geração de energia elétrica nas usinas nucleares, em comparação com as demais possibilidades, como a hidroeletricidade. A energia nuclear exige grandes investimentos, muitos funcionários treinados, programas e cuidados prévios e a construção das usinas e bastante demorada.

Os defensores da alternativa nuclear dizem que nenhuma outra forma oferece, ao mesmo tempo, geração de energia em quantidade significativa e a garantia de não poluição da atmosfera. Há, além disso, grande disponibilidade de urânio, a principal matéria-prima utilizada no processo, após enriquecimento, nos reatores.

Sobre as questões de segurança, afirma que a tecnologia desenvolvida no decorrer da historia nuclear  possibilita operações seguras e que o descarte do lixo radioativo ocupa espaços reduzidos, em locais apropriados para evitar contaminações.

Como funciona uma central nuclear

1-  O combustível e colocado em um recipiente de aço chamado vaso de pressão. Lá , a fissão  dos átomos de urânio aquece a água, que chega a 320°C.Para que não entre em ebulição, a água fica dentro do vaso sob forte  pressão,157 vezes maior do que a atmosfera.
    2-    O  gerador de  favor faz uma troca de calor entre as águas do primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si.
     
    3- Com essa troca de calor, a água do circuito  secundário transforma-se em vapor e movimenta a turbina, numa velocidade de 1,8 mil rotações por minuto.

    4- Ao entrar em funcionamento,a turbina aciona um gerador, que produz eletricidade.A energia segue para as torres de transmissão e ,daí, é distribuída pela rede elétrica. 

    5- Depois de mover as turbinas, o vapor é resfriado em um condensador. Na forma  líquida, a água  realimenta o gerador de vapor, fechando o circuito secundário.

    O enriquecimento de urânio e seu uso


    O enriquecimento

    Para gerar energia, é preciso aumentar a concentração de U-235. É esse isótopo que permite a fissão nuclear em cadeia.

    Urânio em pó

    Em uma centrífuga, o gás hexafluoreto de urânio (UF6), obtido anteriormente  na  etapa de beneficiamento é enriquecida até atingir 3,2% de U-235-quando se quer produzir  combustível para usinas atômicas. Então, o gás é convertido em dióxido de urânio em pó.

    Elemento combustível

    Em seguida, o urânio em pó é prensado e transformado em pequenas pastilhas com um centímetro de diâmetro. Essas pastilhas recheiam varetas, que juntas, formam um conjunto chamado elemento combustível, usado para alimentar as usinas nucleares.

    Meia-vida do urânio

    Com o tempo, o elemento reduz sua capacidade de emitir radiação.

          Enriquecimento e uso.

    Quanto mais enriquecido, maior o potencial energético do urânio :

    Combustível para usinas  nucleares.
    2,5 a 5%

    Combustível para submarinos nucleares e uso medicinal.
    20%

    Combustível para bomba atômica.
    + de 90%

    segunda-feira, 14 de março de 2011

    Mineraçao e reservas.


    A exploração do urânio e feita em jazidas que contem o lamento em forma de minério.

    Reservas

    Descoberto em 1789 pelo químico alemão Martin Klaproth, o urânio e encontrado em baixa concentração na maioria das rochas, algo em torno de 2ª4 partes por milhões - ou seja , em 1 tonelada de rocha , existem de 2ª4 gramas de urânio.Pode ser achado também dissolvido na água do mar.
    Viabilidade econômica
    Para  que  sua exploração seja economicamente viável,é preciso encontrar jazidas de urânio em forma de minério.Existem vários tipos de minérios de urânio , nome dado a qualquer concentração natural de mineral na qual o urânio ocorre em proporções que  permitam sua exploração econômica.O mais comum e importante é a uraninita.

    Processo

    Cada tonelada de minério de urânio contem de 10 a 30 quilos do metal puro.No processo de mineração, o urânio é  retirado das minas, triturado em um moinho e dissolvido em acido sulfúrico,para que o minério se  separe  das
    rochas.

    Yellow cake

    Essa  solução é colocada para  descansar em grandes barragens, mas quais o urânio se  sedimenta na forma de um concentrado de óxido de urânio (U-308).Recolhido, o oxido de urânio é  apelidado  de  yellow cake, por  ter a forma  de um sal de cor amarela.
    Urânio em gás
    Na usina de conversão, o yellow cake é dissolvido para purificar o urânio, que , em contato com flúor, forma o gás hexafluoreto de urânio(UF6).É na forma de gás que o urânio passa pelo processo de  enriquecimento em suas  várias  formas.

    quarta-feira, 9 de março de 2011

    O renascimento

     
    Apartir do acidente na usina nuclear de Chernobyl, em 1986, cresceu o número de movimentos contra o uso de energia nuclear, principalmente na Europa. Paises como Alemanha, Espanha, Italia e Reino Unido resudiram ou quase extiguiram seus projetos de ampliação de usinas nucleares.

    Nos ultimos anos, as assisti-se ao ''renascimento'' da energia nuclear, com varios países voltando a planejar construções de usinas. A principal razão para mudança é a decisao de conter a emissão de gases do efeito estufa.Para muitos cientistas, só a energia nuclear podera contribuir decissivamente para isso.

    No mundo, existem 439 retores de energia nuclear comercial.Os Eua tem quase o quarto desse total, com 104 unidades. Em segundo, vem França (59), Japão (55) e Rússia (31).


    Energia Nuclear Renasce No Mundo


    Usinas atômicas voltam a ser plamejadas, como alternativa a fontes de energia poluentes e que reforçam o efeito estufa.